O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi a primeira instituição criada pela Confederação Nacional do Comércio como resultado do manifesto em favor da justiça social. Sua fundação ocorreu em 10 de janeiro de 1946 com o lançamento, o lançamento da “Carta da Paz Social” à nação. No mesmo ano, o Serviço foi organizado nos estados, ganhando dimensão nacional de forma autônoma e descentralizada.

“Há mais de sete décadas, o Senac vem transformando a vida de milhões de pessoas por meio da oferta de cursos e serviços voltados para a educação profissional, em sintonia com as necessidades do comércio de bens, serviços e turismo, formando profissionais e cidadãos, que ajudam o comércio e o Brasil a crescer. Essa atuação é reconhecida pela excelência e qualidade dos cursos oferecidos em cerca de 1.800 municípios brasileiros. Ao investir os recursos vindos da contribuição empresarial em educação profissional de excelência, o Senac se alia ao desenvolvimento das empresas e reafirma sua missão como agente de transformação social, que construiu sua história sempre de olho no futuro. Um futuro que se renova a cada dia, como o próprio Senac.”

  • SENAC
  • História
  • Unidades móveis
  • Educação
  • Depoimentos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi criado em 10 de janeiro de 1946, por meio do Decreto-lei 8.621, para ser uma instituição privada com fins públicos voltada para a educação profissional. Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminação de conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Democratizar o acesso à educação profissional de qualidade, possibilitar a inserção social, levar educação e informação para brasileiros em qualquer ponto do território nacional.

/*! elementor - v3.21.0 - 26-05-2024 */ .elementor-accordion{text-align:start}.elementor-accordion .elementor-accordion-item{border:1px solid #d5d8dc}.elementor-accordion .elementor-accordion-item+.elementor-accordion-item{border-top:none}.elementor-accordion .elementor-tab-title{margin:0;padding:15px 20px;font-weight:700;line-height:1;cursor:pointer;outline:none}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon{display:inline-block;width:1.5em}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon svg{width:1em;height:1em}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon.elementor-accordion-icon-right{float:right;text-align:right}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon.elementor-accordion-icon-left{float:left;text-align:left}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon .elementor-accordion-icon-closed{display:block}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon .elementor-accordion-icon-opened,.elementor-accordion .elementor-tab-title.elementor-active .elementor-accordion-icon-closed{display:none}.elementor-accordion .elementor-tab-title.elementor-active .elementor-accordion-icon-opened{display:block}.elementor-accordion .elementor-tab-content{display:none;padding:15px 20px;border-top:1px solid #d5d8dc}@media (max-width:767px){.elementor-accordion .elementor-tab-title{padding:12px 15px}.elementor-accordion .elementor-tab-title .elementor-accordion-icon{width:1.2em}.elementor-accordion .elementor-tab-content{padding:7px 15px}}.e-con-inner>.elementor-widget-accordion,.e-con>.elementor-widget-accordion{width:var(--container-widget-width);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}

Ao oferecer cursos e programações presenciais e à distância com foco na inclusão produtiva e na empregabilidade no Setor Terciário da Economia, a entidade busca suprir lacunas e carências profissionais das comunidades e, consequentemente, proporcionar o exercício da cidadania. Na primeira fase de sua criação, o Senac precisou desenvolver uma metodologia de ensino própria, uma vez que não existia educação profissionalizante voltada para o comércio de bens, serviços e turismo. Para isso, a entidade implantou, a partir de 1947, Centros de Educação Profissional nas principais capitais do País. As primeiras unidades instaladas foram nas Administrações Regionais de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Minas Gerais. Nos anos seguintes, as chamadas Delegacias Executivas da Administração Nacional se transformaram em Administrações Regionais, à medida que iam sendo criadas as Federações Estaduais do Comércio. Dessa forma, o Senac se espalhou por estados e cidades brasileiras.

Ao longo de sua história, o Senac formou profissionais e cidadãos, investiu em infraestrutura de ponta, desenvolveu tecnologias educacionais, produziu conhecimento e ajudou o comércio e o Brasil a crescer

A primeira escola Senac foi inaugurada em 1947, em Ribeirão Preto (SP), batizada de José Gomes da Silva. O objetivo de começar nessa cidade era a necessidade de capacitar os trabalhadores da região que estava deixando de ter uma economia agrícola cafeicultora, em decorrência da crise de 1929, e que passou a atrair imigrantes e brasileiros de diferentes regiões para trabalhar nas indústrias emergentes. A primeira turma de 56 alunos foi beneficiada com os cursos de Praticante de Comércio e Praticante de Escritório. O Senac chegou à cidade em meio a essa mudança econômica e seu sucesso foi tamanho que a unidade ganhou um novo e moderno projeto, em 1973, de autoria do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e do arquiteto Miguel Juliano e Silva. O prédio contava com laboratório de línguas, salas para os cursos de datilografia, loja e escritório modelos, biblioteca, auditório com capacidade para 200 pessoas e quadra de esportes. A unidade foi novamente modernizada em 2004 e passou de 4.981m² para 6.700m² de área construída. Atualmente, ela oferece mais de 250 cursos em 12 áreas do ensino, como gestão e negócios, comunicação e artes, gastronomia e tecnologia da informação, cursos de idiomas, pós-graduação, programa aprendizagem, além de ser um polo da Rede Senac EAD. A infraestrutura abrange 56 ambientes educacionais, entre laboratórios e salas de aulas, auditório com capacidade para 120 pessoas, local de convivência e biblioteca e conta com equipamentos tecnológicos de ponta. Para a gastronomia oferece laboratórios de cozinha, sala e bar, panificação e confeitaria, todos reconhecidos pela excelência e modernidade. A unidade tem capacidade para atender mais de cinco mil alunos por dia.

O primeiro desafio institucional, necessário e urgente, dessa primeira fase, foi criar ambientes administrativos e pedagógicos que propiciassem a Educação Profissional com características específicas do setor terciário da economia e que exigiam um planejamento de cursos embasados no mercado de trabalho, prática que se perpetua até hoje e fundamental para que se renove sempre.

Os principais cursos oferecidos eram de Aprendizagem, destinados aos jovens trabalhadores e candidatos a emprego, e os Cursos Práticos de Comércio, destinados a comerciários não sujeitos à Aprendizagem. Atualmente, tais cursos foram completamente remodelados e são oferecidos tanto presenciais quanto a distância em três níveis: formação inicial e continuada; educação profissional técnica de nível médio; e educação superior. Assim, o aluno pode planejar sua trajetória profissional de longo prazo.

No tocante ao ensino superior, as faculdades e os centro universitário Senac oferecem, desde 1989, cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico) em 10 estados. Outro ponto importante é o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que oferece gratuitamente educação profissional de qualidade, ajudando milhares de pessoas menos beneficiadas a se posicionarem no mercado de trabalho. O programa investe em inovação pedagógica e na produção de conhecimento e ainda estabelece parcerias que auxiliam os governos em suas políticas públicas.

Ao longo de 74 anos de atividades, com presença em todos os estados do Brasil, em 1.728 municípios, o Senac preparou mais de 70 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços por meio de cursos de educação profissional em mais de 20 segmentos: Comércio, Gestão, Informática, Saúde, Beleza, Gastronomia, Turismo, Hotelaria, Eventos, Lazer, Comunicação, Moda, Artes, Design, Conservação e Zeladoria, Idiomas, Educacional, Social, Segurança, entre outros.

Há de se destacar a excelência e o prestígio no mercado de trabalho alcançados pelas escolas do Senac. Na área de turismo, hotelaria e gastronomia isso pode ser notadamente comprovado nos dois hotéis-escola Senac em capitais brasileiras – Ilha do Boi, em Vitória (ES), e Barreira Roxa (Natal/RN) – e nos dois Grande Hotel Senac no estado de São Paulo, em Águas de São Pedro e Campos do Jordão.

Na capital paulista, por exemplo, o Senac abriga cursos superiores de todos os segmentos com a mais moderna infraestrutura educacional, incluindo biblioteca com noventa mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.

Um deles é o Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Localizado numa área de 154 mil metros quadrados em Santo Amaro, região sul da capital, ele conta com prédios modernos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas do conhecimento, professores e funcionários. O espaço é composto por dois prédios acadêmicos, um centro gastronômico – referência do segmento no Brasil – uma biblioteca com seis mil metros quadrados, reitoria, prédio de design, centro esportivo, três praças de alimentação e um moderno centro de convenções.

O complexo soma 93 mil metros quadrados de área construída, com mais de 230 ambientes educacionais. Atualmente o campus oferece mais de 40 cursos de graduação, além de diversos títulos de pós-graduação lato sensu e de extensão universitária.

A balsa-escola do Senac chega aos mais remotos municípios ribeirinhos amazônicos equipada com toda uma infraestrutura pedagógica de última geração para oferecer cursos profissionalizantes, ações socioeducativas e uma extensa programação de oficinas, workshops e atividades gratuitas.

O ensino a distância (EAD) também é um dos pontos fortes do Senac. Ele encurta distâncias para aqueles que desejam ter acesso ao conhecimento e à qualificação, principalmente as populações distantes dos grandes centros, sendo um importante meio para a promoção da democratização do ensino. Em 2004, esse trabalho e essa competência foram reconhecidos pelo Ministério da Educação ao tornar o Senac a primeira instituição de educação profissional credenciada a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu a distância, em rede nacional, com nota máxima. Em 2005, com cerca de 1.200 alunos matriculados, foram lançados os dois primeiros cursos de especialização: “Educação a Distância” e “Educação Ambiental”. Atualmente, a grade de cursos do Senac conta com oito diferentes tipos de oferta: Artes Visuais: Cultura e Criação; Educação Ambiental; Educação a Distância; Gestão Cultural; Gestão Educacional; Gestão da Segurança de Alimentos; Gestão de Varejo; e Governança de TI. Atualmente, são mais de 200 opções em cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias. Assim, um aluno pode, inclusive, construir uma trajetória de formação dentro do próprio Senac. Para atividades presenciais obrigatórias, a instituição conta com 354 Polos para oferta de cursos Técnicos; 323 Polos para oferta de cursos de Graduação; e 351 Polos para oferta de cursos de Pós-graduação credenciados, distribuídos em todos os Estados do país. Presente em todo território nacional, a Rede EAD Senac é, hoje em dia, uma referência na educação profissional a distância do País.

O Senac se consolidou como um dos mais importantes produtores de tecnologia educacional no País. Há investimentos constantes em modernizar o material didático e pedagógico. Isso inclui livros, impressos, softwares, vídeos, mídias digitais, entre outros. O Senac mantém centros editoriais que contam com um vasto portfólio de livros e materiais didáticos e paradidáticos impressos. Há títulos de interesse não só para a educação profissional, como também de interesse geral, mas sempre ligados às áreas de atuação da entidade. Muitos dos produtos lançados, inclusive, já receberam prêmios nacionais e internacionais.

Paulo Accioly, 27, aluno do curso de francês do Senac Alagoas, foi o único brasileiro a ganhar uma bolsa para o curso de Arte e Imagem promovido pela Escola de Arte École Kourtrajme, em Seine-Saint-Denis, na França. A escola é comandada pelo artista Jean Réné, o JR, conhecido mundialmente por suas colagens fotográficas e intervenções. Após uma seleção que envolveu 650 inscritos de todo o mundo, dentro da qual Paulo teve de apresentar um vídeo e passar por uma entrevista em francês com o próprio artista, ele foi convidado a compor a turma. “Fui um dos treze selecionados. É inacreditável!”, afirmou ele, que trabalha como fotógrafo freelancer. “Acabei de concluir o nível Intermediário 2 do curso de francês do Senac e eles atestaram a minha fluência no idioma. Sou muito grato ao Senac, uma escola que agrega uma excelente metodologia a um material didático incrível, além de instrutores sensacionais e um preço que cabe no bolso”, complementou.

Desde 2018, o Senac Rio Grande do Norte é uma Microsoft School, integrando uma comunidade global de mais de duas mil escolas em todo o mundo. A unidade disponibiliza as tecnologias da multinacional, como os softwares via Azure Dev Tools for Teaching e o Microsoft 365, para municiar colaboradores e mais de cinco mil alunos para obterem sucesso no mercado de trabalho. Essa parceria com a Microsoft propiciou também, em 2019, a criação de quatro salas Education Experience na grande Natal e em Mossoró. Elas são uma espécie de laboratórios, com recursos e ferramentas de última geração que propiciam o surgimento de produtos e serviços inovadores. Entre os equipamentos estão óculos de realidade virtual, tablets, impressoras 3D, drones e câmera 360°. Um dos projetos que surgiram na escola foi o “Resgate ID – Identidade”, que representou a região Nordeste no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em 2019. Os alunos desenvolveram pulseiras coloridas com um chip para pessoas portadoras de doenças degenerativas ou alguma deficiência a fim de facilitar a comunicação em caso de urgências médicas. “Com essas tecnologias e rupturas de padrões conseguimos preparar nossos alunos para as novas necessidades do mercado de trabalho”, afirma o coordenador da área de Informática, Comunicação e Design do Senac RN, Renato Rodrigues.

A Balsa-Escola é um projeto que muito orgulha a CNC e o Senac, pois possibilita a educação profissional para municípios do imenso Estado do Amazonas. O acesso a qualquer cidade ou comunidade na região é feito quase na totalidade por barco, em trajetos muito complicados e que muitas vezes demandam horas de navegação. A maioria da população possui baixa escolaridade e existe alto índice de desemprego. A chegada da balsa-escola traz esperança e proposta de uma mudança de vida para os moradores dos municípios e das comunidades ribeirinhas amazônicas. Desde 2000, essa “escola sobre as águas” oferece uma infraestrutura com quatro laboratórios conectados à internet que oferecem cursos nos segmentos de Turismo e Hospitalidade, Informática, Saúde e Beleza. Possui também um ambiente que se transforma em um miniauditório, onde são ministrados os cursos dos segmentos de Gestão e Comércio. Os cursos de capacitação e ações de integração e educação promovem a geração de renda e empreendedorismo local. Em duas décadas, já foram atendidos os municípios de Parintins, Barcelos, Urucará, Nhamundá, Barreirinha, Maués, Borba, Boa Vista do Ramos, Humaitá, Anamã, Beruri e, recentemente, Caapiranga, totalizando mais de 14.000 atendimentos.

O Senac se orgulha de sua atuação pela educação e pela inserção de milhares
de jovens no mercado de trabalho

“Ter realizado o curso na Balsa-escola e graças ao certificado conquistado no Senac foi possível participar do concurso municipal de Caapiranga e obter a aprovação para a vaga de merendeira. Foi a realização de um sonho.”

/*! elementor - v3.21.0 - 26-05-2024 */ .elementor-widget-divider{--divider-border-style:none;--divider-border-width:1px;--divider-color:#0c0d0e;--divider-icon-size:20px;--divider-element-spacing:10px;--divider-pattern-height:24px;--divider-pattern-size:20px;--divider-pattern-url:none;--divider-pattern-repeat:repeat-x}.elementor-widget-divider .elementor-divider{display:flex}.elementor-widget-divider .elementor-divider__text{font-size:15px;line-height:1;max-width:95%}.elementor-widget-divider .elementor-divider__element{margin:0 var(--divider-element-spacing);flex-shrink:0}.elementor-widget-divider .elementor-icon{font-size:var(--divider-icon-size)}.elementor-widget-divider .elementor-divider-separator{display:flex;margin:0;direction:ltr}.elementor-widget-divider--view-line_icon .elementor-divider-separator,.elementor-widget-divider--view-line_text .elementor-divider-separator{align-items:center}.elementor-widget-divider--view-line_icon .elementor-divider-separator:after,.elementor-widget-divider--view-line_icon .elementor-divider-separator:before,.elementor-widget-divider--view-line_text .elementor-divider-separator:after,.elementor-widget-divider--view-line_text .elementor-divider-separator:before{display:block;content:"";border-block-end:0;flex-grow:1;border-block-start:var(--divider-border-width) var(--divider-border-style) var(--divider-color)}.elementor-widget-divider--element-align-left .elementor-divider .elementor-divider-separator>.elementor-divider__svg:first-of-type{flex-grow:0;flex-shrink:100}.elementor-widget-divider--element-align-left .elementor-divider-separator:before{content:none}.elementor-widget-divider--element-align-left .elementor-divider__element{margin-left:0}.elementor-widget-divider--element-align-right .elementor-divider .elementor-divider-separator>.elementor-divider__svg:last-of-type{flex-grow:0;flex-shrink:100}.elementor-widget-divider--element-align-right .elementor-divider-separator:after{content:none}.elementor-widget-divider--element-align-right .elementor-divider__element{margin-right:0}.elementor-widget-divider--element-align-start .elementor-divider .elementor-divider-separator>.elementor-divider__svg:first-of-type{flex-grow:0;flex-shrink:100}.elementor-widget-divider--element-align-start .elementor-divider-separator:before{content:none}.elementor-widget-divider--element-align-start .elementor-divider__element{margin-inline-start:0}.elementor-widget-divider--element-align-end .elementor-divider .elementor-divider-separator>.elementor-divider__svg:last-of-type{flex-grow:0;flex-shrink:100}.elementor-widget-divider--element-align-end .elementor-divider-separator:after{content:none}.elementor-widget-divider--element-align-end .elementor-divider__element{margin-inline-end:0}.elementor-widget-divider:not(.elementor-widget-divider--view-line_text):not(.elementor-widget-divider--view-line_icon) .elementor-divider-separator{border-block-start:var(--divider-border-width) var(--divider-border-style) var(--divider-color)}.elementor-widget-divider--separator-type-pattern{--divider-border-style:none}.elementor-widget-divider--separator-type-pattern.elementor-widget-divider--view-line .elementor-divider-separator,.elementor-widget-divider--separator-type-pattern:not(.elementor-widget-divider--view-line) .elementor-divider-separator:after,.elementor-widget-divider--separator-type-pattern:not(.elementor-widget-divider--view-line) .elementor-divider-separator:before,.elementor-widget-divider--separator-type-pattern:not([class*=elementor-widget-divider--view]) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}

“Estava muito difícil conseguir um emprego. Davam a desculpa de que eu não tinha experiência ou era menor de idade. Com o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos, da Unidade Móvel de Informática e Gestão, tive a oportunidade de estagiar em uma Farmácia e, a cada dia que passa, sinto que foi fundamental para meu desenvolvimento e crescimento profissional.”

“Eu amo cozinhar e sei que é um constante aprendizado. Quando você tem um curso de Cozinha do Senac as portas se abrem e o mercado de trabalho te enxerga de uma maneira diferente. Ter todas essas oportunidades da unidade móvel aqui em Cajazeiras pode mudar a vida de muitas pessoas.”

Scroll to Top